Qual A Diferença Entre Um Clínico Geral E Um Médico Da Família?

· 3 min read
Qual A Diferença Entre Um Clínico Geral E Um Médico Da Família?

Quando o adulto precisar de um especialista, o clínico recomendará o melhor especialista para cada caso. Policonsultas tem uma equipe de profissionais preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. É muito importante que as pessoas cuidem de sua saúde fazendo “check ups” regulares. Apesar de ter diversas funções e estar apto a cuidar do paciente como um todo, o clínico geral é um médico voltado apenas para os adultos – enquanto o médico pediatria é responsável pelos cuidados com as crianças, e o médico geriatra pelos idosos. Caso o paciente possua doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou fatores de risco para alguma doença, recomenda-se perguntar ao médico quanto à frequência dos exames. São exemplos de  exames simples que, no entanto, necessitam da assinatura de um profissional certificado para serem realizados.

  • O termo “clínico geral” é erroneamente e popularmente utilizado para designar o médico sem especialização.
  • Esse profissional possui um olhar completo do indivíduo e está apto a solucionar 70% das patologias, segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
  • Lembre-se que além do seu conhecimento, a prova de residência médica conta também com as suas atividades complementares exercidas ao longo da graduação.
  • Clínica médica é a especialidade que trata de pacientes adultos, atuando a nível ambulatorial e hospitalar.


Os clínicos  gerais atuam em consultórios, unidades de internação hospitalares e domiciliares. Muito freqüentemente assessoram cirurgiões, ginecologistas, obstetras, outros especialistas, coordenando ações do cuidado ao paciente com múltiplas demandas, cronicidades ou demandas especiais.  alan landecker rinoplastia -se a esses períodos a pós-graduação senso estrito, destinada a formar pesquisadores e docentes. Já a educação continuada e a educação permanente (foco na qualificação do serviço) são objetivos a serem perseguidos por todos os profissionais de saúde e seguem necessários por toda a vida profissional. Dessa forma, os diagnósticos são mais precisos uma vez que o clínico geral acumula bastante informações sobre a saúde do paciente, seu histórico familiar e contexto social.

A Importância Do Clínico Geral


O emprego como “rotina”, isto é, o diarista que passa visita nos pacientes internados (“medicina interna”), é mais comum em hospitais privados – no serviço público o acesso para essa função costuma ser por concurso. Por isso, muitos clínicos “fogem dos convênios” (onde o foco é atender muita gente em pouco tempo) e se dedicam à medicina privada, com consultas longas, sobre todos os aspectos de saúde da pessoa e sua família. Todo médico, portanto, que escolher uma especialidade clínica, com exceção de dermato e neuro, deverá realizar a residência de clínica médica antes do ingresso na especialidade. A sintonia médico-paciente, as ações de prevenção, a visão macro da saúde mental, emocional e física, e o acolhimento, resultam em mais qualidade de vida, bem-estar e a confiança de estar sendo bem cuidado por alguém que você conhece e que te conhece. Esse médico pode trabalhar tanto em hospitais quanto em clínicas e consultórios particulares.

Todo Médico É Um Clínico Geral?


Já o médico clínico que atende em consultório molda a sua carga horária e, consequentemente, a sua remuneração. É importante sempre levar exames anteriores ao clínico geral, que avaliará a necessidade ou não de se consultar um especialista. Um médico que já conhece seu histórico tem a capacidade, inclusive, de dar mais peso aos sintomas relatados.

Mais Profissões Da Área De Saúde E Bem Estar


Os recursos para investigação do problema já não são tão abrangentes, impactando diretamente na qualidade do tratamento oferecido. O mercado de trabalho é bem concorrido, já que é a área com o maior número de especialistas. Assim, se houver a necessidade de indicação a um especialista, as chances do tratamento ser mais eficaz e preciso serão muito maiores. Importante também diferenciar de general practitioners, que são capacitados em outros aspectos no nível da atenção primária, como cirurgia, obstetrícia e ginecologia e pediatria.